CENPAH

Atividades

As restrições impostas pela pandemia não nos tiraram dos nossos objetivos, que continuam os de sempre. 

Formação

As atividades do CENPAH têm por finalidade capacitar os jovens da periferia a entrar na sociedade sem medo nem complexos de inferioridade. O estudo, a descoberta dos próprios valores culturais, o cultivo da beleza, a arte sempre foram instrumentos de crescimento pessoal e de afirmação social. O CENPAH trabalha com este espírito em todas as suas propostas.

Projeto Bakita

O projeto Bakita, há anos ajuda jovens da periferia a preparar-se ao vestibular. Persegue o ideal de uma educação pública realmente inclusiva, aberta a todos e democrática. Se para as classes populares há possibilidades de resgate social, este só pode passar pelo estudo, o trabalho e a socialização das oportunidades. Com isso o CENPAH contribui para a construção de um novo Brasil.

Sarau da Onça

Um espaço artísticos que faz encontrar histórias, sonhos e desejos. A vida da periferia é reinterpretada pelos jovens que se descobrem poetisas e poetas, artistas e compositores, músicos e dançarinos, isto é verdadeiros artistas e intérpretes da maior de todas as artes, a de viver.  É assim que no Sarau o cotidiano recupera toda a sua dignidade e o encontro torna-se festa.

Espaço Abdias

Abdias do Nascimento foi um grande político e artista brasileiro, defensor da negritude e de todas suas principais expressões. Esilado urante a ditadura, foi o primeiro deputado federal negro eleito no Brasil. A ele é dedicado o pequeno anfiteatro que o CENPAH construiu para propor suas mais importantes atividades.

Trabalhos em parceria

O CENPAH mantém relações de colaboração e parceria com diversas realidades locais, e até nacionais e  internacionais. Com isso chega a oferecer à população de Sussuarana e Novo Horizonte serviços que ajudam o desenvolvimento das forças locais, principalmente juvenis. 

Projetos

Neste momento o centro está fechado a atividades externas. Assim que fôr possível, retornará com suas normais atividades e novos projetos.

Dizem de nós

Ser diferencial na quebrada é rejeitar o destino construído pela elite racista deste país e a família Sarau da Onça rejeita diariamente os rótulos construído para o povo preto e constrói identidade a partir da ancestralidade. Talvez esta seja a missão do Sarau da Onça: reconstruir os caminhos e refazer a história da juventude negra das periferias (Alaide Santana)

Endereço

Rua Albino Fernandes 59
Sussuarana – Salvador (Bahia)